EXPEDIONÁRIO DE VALINHOS - SP PARTE PARA VOLTA ÀS AMÉRICAS EM 80 DIAS

22/04/2012 11:13

 

Expedicionário de Valinhos, SP, parte para Volta às Américas em 80 dias

Samuel Frulan Amarante, de 28 anos, fará a viagem em uma moto big trail.
Expedição passará por 12 países e percorrerá ao todo 38 mil quilômetros.

Expedicionário sai de Valinhos, SP, rumo às Américas (Foto: Divulgação / Samuel Furlan Amarante)

Expedicionário sai de Valinhos, SP, rumo os EUA
(Foto: Divulgação / Samuel Furlan Amarante)

A volta às Américas em 80 dias: assim como Phileas Fogg (Volta ao Mundo em 80 Dias), protagonista das viagens literárias de Júlio Verne, Samuel Furlan Amarante, de Valinhos(SP), faz sua despedida do Brasil nesta quinta-feira (19) com a proposta de cruzar 12 países em uma moto big trail dentro dos próximos três meses. Apaixonado por motos desde que fez sua primeira trilha em Joaquim Egídio, distrito de Campinas (SP), há 15 anos atrás, Amarante passou os últimos anos preparando a expedição.

Aos 28 anos, o fanático por motos já participou de campeonatos e outras viagens, mas considera esse seu maior projeto. "Estou planejando desde 2005. Já morei no exterior, mas sonhava em conhecer as Américas", explica. A vontade remonta de 2005, conta, quando se mudou para a Inglaterra por um semestre, para fazer um intercâmbio. Após as aulas, Amarante sempre passava por uma oficina de motos no caminho para casa. Entre um papo e outro, acabou se apaixonando pela vida sobre duas rodas.

Desde então, Amarante se prepara para a viagem. Abandonou o trabalho de ourives na joalheria do pai e trocou as alianças por uma moto big trail especial para grandes viagens, remanescente do rally Paris-Dakar - uma diferença enorme da primeira motoca, uma Honda 100 cilindradas que usava para passear pelo interior britânico.

Com a viagem, Amarante pretende chamar atenção para o turismo local e incentivar novas iniciativas brasileiras, uma ideia que convenceu diversas empresas da região. Com 75% da expedição patrocinada, Amarante já tem planos de transformar a viagem em um documentário, mas faz uma ressalva veemente. "Antes de mais nada, é um sonho meu", afirma.

Motociclista quer conhecer diversos países da América Latina (Foto: Reprodução / Google Maps)

Motociclista quer conhecer diversos países da
América Latina (Foto: Reprodução / Google Maps)

Diários de motocicleta
A festa de despedida é nesta quinta, na sede da equipe, mas a verdadeira saída acontece na sexta-feira (20), às 7h. O expedicionário sairá de Valinhos e seguirá para Americana, primeira cidade destacada no percurso. De lá, "Samuca", como Samuel é conhecido pelos amigos, rumará para o norte dos Estados Unidos, passando pelo Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala e México. "Planejei a rota da melhor maneira, mas tenho curiosidade de saber o que vem pela frente", conta.

A expedição é estimada em 38 mil quilômetros, mas Amarante acredita que conseguirá terminar o percurso de ida e volta em aproximadamente 70 dias. A ideia é seguir beirando o oceano Pacífico, pela estrada Panamericana. Como Che Guevara, Amarante quer conhecer a realidade da América Central, mas pretende evitar conflitos. "O maior desafio será cruzar as áreas de guerrilha, mas vou ficar esperto", explica ele, "Viajarei só durante o dia".

A experiência será compartilhada através do blog do projeto e da página de facebook do motociclista como um diário de bordo interativo. "Todo dia vou colocar fotos e contar um pouco do que vi de interessante durante a viagem e as pessoas poderão me enviar perguntas e comentários", explica, "Quero dividir essa oportunidade com as pessoas que estão me apoiando".

Fala Samuca!
Os interessados em acompanhar a viagem ou entrar em contato com Amarante podem acessar o blog Samuca Adventure ou a página http://www.facebook.com para mais informações.

 

Viagem pelas Américas passa por 12 países e tem duração de três meses (Foto: Divulgação / Samuel Furlan Amarante)