METZELER APRESENTA TOURANCE NEXT, O NOVO PADRÃO DE PNEUS NO SEGMENTO ENDURO STREET.

21/05/2013 11:15

METZELER apresenta TOURANCE ™ NEXT, o novo padrão de pneus para o segmento enduro street

 

Equipamento original da BMW R 1200 GS, os novos pneus da fabricante alemã, com medidas 120/70 R19 M/C TL na parte dianteira e 170/60 R17 M/C TL na parte traseira, têm excelente aderência em superfície molhadas, elevado rendimento quilométrico e estabilidade excepcional

No lançamento da BMW R 1200 GS no Brasil, a Metzeler apresentou o seu novo pneu para o segmento enduro street, o Tourance ™ Next, que é equipamento original da nova motocicleta da fabricante da Bavária.

A Metzeler é parceira de desenvolvimento da BMW para a família GS desde 1980, com produtos do segmento e, desde 1999, com a linha Tourance™. O novo Tourance ™ Next é a terceira geração desta série e foi projetado especificamente para a última geração de Maxitrail.

As novas medidas do Tourance™ Next são 120/70 R19 M/C 60V TL e 170/60 R17 M/C 72V TL, que foram desenvolvidas em colaboração direta com a BMW.

O Tourance™ Next define o novo padrão para o segmento em termos de:

·         Aderência em pista molhada: é mais seguro, graças aos compostos desenvolvidos para dianteira e traseira, que atuam em sinergia com os novos sulcos, dispostos de forma otimizada sobre a banda de rodagem. O resultado é excelente aderência em superfícies molhadas, transmitindo uma sensação de total segurança para o motociclista em qualquer circunstância, mesmo quando o asfalto está sujo e escorregadio.

·         Alto rendimento quilométrico: a combinação e a interação da nova banda de rodagem e os compostos inovadores resultam em um rendimento significativamente aprimorado, mantendo desgaste regular durante toda a vida útil do pneu.

·         Estabilidade melhorada: a estrutura e os perfis do novo Tourance™ Next foram desenvolvidos para a última geração de motos Maxitrail, com especial ênfase na garantia da estabilidade, mesmo em altas velocidades e com a motocicleta totalmente carregada (garupa e bagagem).

Quanto aos compostos, o Tourance™ Next possui uma configuração que diferencia a parte dianteira da traseira, obtida a partir da experiência adquirida com o Roadtec Z8 Interact (vencedor de vários testes comparativos internacionais) e com o segmento de turismo concentrando-se no aprimoramento de duas características principais: durabilidade e desempenho em piso molhado. Com a finalidade de obter a melhor performance possível em superfícies molhadas, com especial atenção às situações cruciais de condução, como aceleração, aderência e frenagem de emergência, os engenheiros da Metzeler utilizaram sílica com polímeros sintéticos de alto desempenho em conjunto com novas resinas e agentes plastificantes. Essa combinação de polímeros de tecnologia de ponta foi o passo decisivo para a obtenção de uma nova geração de compostos que estão no topo da categoria em termos de desempenho. Esses compostos adquirem um nível extremamente elevado de dispersão uniforme dos componentes na matriz polimérica, que resultam em um desgaste regular como nunca antes visto.

Mais especificamente, o pneu traseiro Tourance™ Next utiliza uma solução de bi-composto com uma área de contato central de largura variável de modo a abranger completamente a área de rodagem ao conduzir em linha reta. O equilíbrio no teor de sílica foi desenvolvido especialmente para otimizar a estabilidade e o rendimento mesmo em altas velocidades, em potência máxima com garupa.

O composto do ombro tem um percentual elevado de sílica, capaz de garantir excelente aderência química em superfícies molhadas, reduzindo o deslizamento em quaisquer condições. Essa característica entra em cena tão logo a trajetória muda de uma linha reta para uma inclinação, transmitindo grande confiança para o motociclista ao conduzir.

O pneu dianteiro, por outro lado, conta com apenas um composto com um elevado teor de sílica e possui vários tipos de polímeros e resinas que proporcionam melhorias significativas em termos de capacidade de manobra e aderência. Rápido aquecimento e aderência em superfícies secas são garantidos pela estrutura dos novos polímeros e compostos, desenvolvidos por um novo processo de fabricação.

Quando se trata da estrutura, na parte dianteira, o Tourance™ Next conta com uma estrutura inovadora de elevada rigidez. A recente evolução de materiais e fibras também tornou possível a utilização de uma cintura “X” (em vez da cintura de aço a 0°). Esta nova geometria garante o efeito de uma pressão muito mais potente no lado da inclinação e uma maior precisão na trajetória, levando a uma melhor capacidade de manobra e maior estabilidade em linha reta.

Na parte traseira, por outro lado, o Tourance™ Next utiliza a reconhecida tecnologia Interact TM, com três áreas de tensão variável. A tecnologia Interact TM, graças à sua tensão variável, permite que dois compostos muito diferentes um do outro possam ser combinados, com todos os benefícios que resultam disso e com o desempenho progressivo tradicional que originalmente caracterizou os produtos da série InteractTM da Metzeler.

Os perfis foram desenvolvidos em conjunto com a estrutura, com o objetivo específico de aprimorar o desempenho no asfalto, o uso de motos para passeio, o desgaste de forma regular, a durabilidade, o conforto e a interação com sistemas de suspensões com acerto eletrônico e de freios ABS.

O perfil da área central é mais arredondado e mais plano em direção ao centro, do que a região da semi-inclinação. Em conjunto com a estrutura extremamente rígida, proporciona uma superfície de banda de rodagem mais larga e mais curta, o que reduz a abrasão do composto e, por conseguinte, aumenta o rendimento quilométrico.

A lateral, por sua vez, tem um perfil mais acentuado, que é sustentado pela estrutura interna mais rígida e é capaz de absorver melhor os solavancos no asfalto. Isso propicia conforto ao conduzir e otimiza a interação com o sistema de freios ABS.

Por último, mas não menos importante, o desenho da banda de rodagem foi projetado com o objetivo de reduzir o desgaste e, consequentemente, aprimorar o rendimento quilométrico, atuando na geometria dos sulcos para melhor distribuir a tensão. As principais características da banda de rodagem são:

1.     Sulcos centrais com dupla finalidade: fornecer tração fora da estrada e drenar a água de maneira eficiente na estrada.

2.     Sulcos laterais assumem o papel dos centrais quando a moto está em inclinação.

3.     Sulcos intermediários fornecem apoio lateral quando a moto está inclinada, tanto na estrada quanto fora dela, e são extremamente eficientes para a drenagem da água.

4.     Sulcos diagonais garantem a correta drenagem da água e a tração em qualquer ângulo de inclinação.

5.     A ligação entre os sulcos proporciona uma elevada rigidez da banda de rodagem, aumentando a estabilidade do composto, melhorando o desgaste. Graças a essas ligações, não há mais blocos isolados, o que resulta em uma grande vantagem em termos de estabilidade, desgaste e rendimento.

O novo Tourance™ Next está disponível nas seguintes medidas:

Dianteiro:
120/70 ZR 17 M/C 58W TL
120/70 R 19 M/C 60V TL
110/80 R 19 M/C 59V TL
90/90 – 21 M/C 54V TL

Traseiro:
140/80 R 17 M/C 69V TL
150/70 R 17 M/C 69V TL
160/60 ZR 17 M/C 69W TL
170/60 R 17 M/C 72V TL
180/55 ZR 17 M/C 73W TL
190/55 ZR 17 M/C 75W TL

***

FSB Comunicações / Edson Gushiken