MONSTER 1100 DA DUCATI

04/01/2012 14:31

 

A Monster 1100 é uma concentração de pura força, leveza e design. A filosofia do "menos é mais" guia nela a busca da Ducati por motos esportivas compactas e de alta performance. A cada ano elas ficam mais enxutas, mais poderosas. A cada nova edição, menos é Monster.

Cada compenente vem sempre redesenvolvido, redensenhado e assim mais que nunca a forma vai tomando função. A Monster 1100 é, de longe, a motocicleta mais leve em sua categoria.  E seu motor é o lendário Dual Spark L-Twin 1100c refrigerado a ar, cujos 95 cavalos emitem o inconfundível som Ducati.

Desenvolvido para uma inacreditável flexibilidade na entrega de potência, o motor Desmodromic 1100 oferece mais, muito mais torque para a saída das mais desafiantes curvas. Os impressionantes 10.5kgm de torque, típicos dos motores Ducati L-Twin, trazem excitação a cada giro no acelerador, com seu escape oferecendo um som de tom rico e profundo: o famoso som dos motores L-Twin da Ducati. Seus silenciadores proeminentes oferecem ainda um toque de estilo inigualável. E uma sonda Lambda para cada cilindro, permite uma injeção precisa de combustível para uma resposta mais suave do motor.

 

O chassis de aço-cromo molibdênio em Trelissa é forte e leve, com  sub-quadro de alumínio, sendo a espinha dorsal estrutural da Monster. Oferece rigidez sem paralelos, com massa mínima. O design deste chassis é puramente Ducati em sua genialidade e simplicidade. O sub-quadro de alumínio economiza em peso e adiciona agradável continuidade com os descansos de pé em alumínio, com  acabamento fosco na balança.

Cultivando o mais esportivo espírito,  a Monster 1100 possui o sistema de embreagem a seco da Ducati, que oferece uma variedade de opções de operação, com os acessórios Ducati Performance. O vigoroso sistema Brembo é o resultado direto da experiência em competições da Ducati Corse. Tem bombas radiais com manetes ajustáveis, controlando as pinças dos 4 pistões radiais que envolvem os discos duplos de 320mm. O freio traseiro usa dois pistões, operando um disco de 245mm.

Mesmo de longe, a silhueta da Monster 1100 é marcada pelas rodas extremamente leves, em liga de alumínio em forma de Y com 5 raios reduz o peso inercial e aumenta a agilidade. Suas rodas marcam seu estilo elegante e a mesma aparência dos modelos esportivos históricos da Ducati.

A suspensão traseira Öhlins possui tempo de resposta ajustável. Usando o consagrado sistema "cantilever", a unidade traseira em ângulo agudo comprime o movimento não-linear ao raio da balança traseira, obtendo assim ação progressiva. Isto permite fácil acesso à pré-carga da mola e o ajuste do retorno do amortecedor, enquanto elimina o peso do mecanismo do braço anti-vibração.

Na suspensão dianteira, garfos Öhlins ajustáveis de 43mm para alta performance, sliders em titânio com tratamento de nitredos para baixa fricção. Respondem sem esforço a cada imperfeição das pistas. Além de suas soluções avançadas de engenharia, uma das mais importantes características dos garfos Öhlins é a sua habilidade única de tração no contato entre o pneu e a pista.

A Ducati Monster foi apresentada ao público em 1992 na Feira Internacional de Motocicletas em Colônia, ainda como um protótipo. A primeira delas,  Monster 900, foi a motocicleta que realmente criou um novo nicho - estilo dramático, minimalista em dimensões mas recheada de soluções inovadoras de engenharia, o sinônimo de motocicleta naked.

O estilo radical da Monster também forneceu inspiração, como um divisor de águas, influenciando  outros fabricantes, mas como diz o ditado: a cópia é a maior lisonja. A Monster 1100 está nas concessionárias da Ducati Brasil por 49.900,00  reais. Sua irmã menor, a Monster 696 e todos os outros modelos das famílias Hypermotard, Streetfighter, Multistrada, Superbike e Diavel estão apresentadas no www.ducatibrasil.com.br, com preços e fichas técnicas.