NOVA DUCATI 1199 PODE CHEGAR COM CÂMBIO DA MOTO GP

31/08/2011 00:28

 

Nova Ducati 1199 pode chegar com câmbio da MotoGP

Desde que a imprensa mundial descobriu que a Ducati trabalhava no desenvolvimento de uma nova superbike, rumores e palpites sobre a configuração mecânica e ciclística da futura superbike italiana não param de aparecer. Agora, depois de um motor revolucionário, de um chassi inédito e de outras soluções tecnológicas oriundas das pistas de competição (novidades que já são certas), novas notícias dão conta de que a futura 1199 poderá trazer também um inédito câmbio.

Comenta-se que, em parceria com a Zeroshift, a tradicional marca italiana está desenvolvendo um sistema de transmissão que permite trocas de marcha mais rápidas, suaves e, principalmente, sem perda de torque entre uma relação e outra.

Chamado de DST (Ducati Seamless Transmission), o sistema seria “inspirado” naquele que a Honda utiliza atualmente na MotoGP e que, para os especialistas, é um dos grandes responsáveis pelo atual domínio da moto japonesa nas pistas do Mundial.

Há dois fatores que dão credibilidade ao mais novo rumor sobre a 1199: Rossi e Hayden testaram esse câmbio na Desmosedici GP12 (1000 cm³) e a própria Zeroshift afirma que “após termos desenvolvido este sistema ao longo dos últimos cinco anos, já temos um protótipo funcional e no final de 2011 vamos fazer um grande anúncio!”. Vale lembrar que a nova superesportiva da Ducati deverá ser apresentada em novembro, no Salão de Milão. Coincidência?

Se esse novo sistema de cambio realmente estiver presente, definitivamente, a superbike italiana deverá chegar como a moto mais moderna do mercado e inaugurar um novo padrão na categoria.

Foto: Reprodução internet e fotomontagem Motociclismo.pt