NOVE LENDAS DO MOTOCICLISMO PASSAM A OCUPAR SEU LUGAR NA HISTÓRIA DO AMERICAN MOTORCYCLIST ASSOCIATION (AMA)

26/11/2010 17:28

 Nove lendas do motociclismo passaram a ocupar seu lugar na história do American Motorcyclist Association (AMA), a associação norte-americana que organiza as competições de motociclismo. A cerimônia ocorreu na sexta-feira, 19 de novembro, no Red Rock Casino, Resort & SPA, em Las Vegas, Estados Unidos.

 
A cerimônia de 2010 homenageou Eyvind Boyesen, que morreu no dia 17 de novembro, ao reconhecer a contribuição de suas invenções para o motociclismo. Ele ficou conhecido pelo desenvolvimento das palhetas de admissão para motor dois tempos, as power reeds. Boyesen morreu repentinamente, em sua casa, dois dias antes da cerimônia.
 
Os outros homenageados foram Don Castro, piloto que ficou famoso em corridas off road na década de 1970, o campeão Larry Coleman, que viveu o auge de sua carreira ao lado de Wendell Andrews pilotando a Kawasaki 500 H1-sidecar também na década de 1970, e o ativista Clark Collins, fundador da BlueRibbon Coalition (BRC) – uma organização sem fins lucrativos dedicada a garantir o acesso com fins recreativos às terras e às águas públicas.
 
David Emde, campeão AMA 250cc Roadrace em 1977, também foi homenageado. Como ele, Bruce Ogilvie, único piloto na história a vencer o Baja 1000 em quatro décadas diferentes – sua última vitória ocorreu em 2003, aos 51 anos de idade – também entrou para a lista de celebridades do AMA. Ogilvie faleceu em 13 de abril de 2009.
 
O fundador e proprietário da equipe Pro Circuit, Mitch Payton, também recebeu seu lugar no hall da fama do AMA. Payton é, sem dúvida, o mais bem sucedido proprietário de equipe no motocross e supercross. Seus times conquistaram mais campeonatos do que qualquer outro – 26 desde 1991.
 
John e Rita Gregory, fundadores da JT Racing, foram incluídos na lista de homenageados pelo apoio dado ao motocross durante as décadas de 1970 e 1980. A empresa patrocinou quase todos os grandes nomes do esporte, incluindo Joël Robert, Roger De Coster, Marty Smith, Johnson Ricky, David Bailey, Bob Hannah, Johnny O ' Mara, e Jeff Ward. 
 
Além disso, foi a JT Racing quem introduziu nos Estados Unidos as calças de motocross fabricadas em nylon e criou uma variedade de produtos inovadores, incluindo camisas, calças e protetores de tórax.
 
A noite de celebração também incluiu a homenagem a Bob "Hurricane" Hannah. O piloto recebeu o reconhecimento por sua imensa popularidade que ajudou o motocross a crescer no fim da década de 1970. Ele venceu sete campeonatos nacionais e foi um dos dois únicos pilotos na história do AMA a conquistar os campeonatos de 125 e 250cc no motocross e no supercross.
Foto: Divulgação Motorcycle Hall of Fame Museum