NOVIDADE NO MUNDO EM DUAS RODAS

17/04/2012 11:59

 

NOVIDADE NO MUNDO EM DUAS RODAS

 

Moto Elétrica C-1 da Lit Motors

Um veículo projetado para se equilibrar em duas rodas

O uso de giroscópios para estabilização de motos não é novidade. Este princípio que usa as leis da gravidade, já é muito aplicado, há décadas na navegação aérea e marítima.

O engenheiro automotivo Daniel Kim, de San Francisco , na California, resolveu aplicar este conceito na moto elétrica C-1, que já está sendo disponibilizada a um custo relativamente alto pela Lit Motors.

 A direção é automotiva com volante, a carroceria tem reforços estruturais, dois rotores fazem o efeito giroscópio, e em verde ficam as baterias de polímero de lítio.

 

Nas tentativas anteriores o uso deste artifício foi frustrado pela pouca estabilidade das motos em curvas, o que foi resolvido com um sistema patenteado pelo engenheiro em questão, o que permite, que a C-1 se mantenha em pé, durante todo o tempo, desde que haja um fluxo de eletricidade para os giroscópios em número de dois, fixados na traseira. O protótipo da C-1, usa um pacote de baterias de polímero de lítio com capacidade entre 8 e 10 kW/h.

São dois motores elétricos, um em cada roda, capaz de proporcionar, velocidade final superior a 190 km/h e autonomia entre 240 e 350 km. A C-1 vem equipada com sistema de captção de energia gerada pelas frenagens, tipo Kers (Kinetic Energy Recovery System).

Vale a pena dar um olhada nos vídeos encontrados no site litmotors.com

 

Fonte: