VENDAS DA KTM 1190 COMEÇAM NA EUROPA

02/03/2013 17:13

 

                Vendas da KTM 1190 Adventure começam na Europa. Será a big trail mais versátil do mundo?
    Fabricante mobilizou recursos e cérebros num projeto considerado o “maior e mais importante da história da empresa”

                        ktm_1190Adventure_R_action_500.jpg

A substituta da 990 Adventure é uma nova big trail que chega às lojas com o peso de muita expectativa pela própria KTM e pelos consumidores. Nos últimos anos, a fabricante austríaca mobilizou recursos e cérebros no desenvolvimento do que chama de “maior e mais importante projeto na história da empresa”. Além de ser um produto de categoria altamente rentável para o bolso e a imagem da marca, a nova 1190 Adventure chega com a missão de manter o posto de melhor produto para uso off-road extremo e somar melhorias para uso on-road.

 

Em comparação à nova BMW R 1200 GS, sua rival em uso off-road, a Adventure entrega mais potência e menos peso; já contra a líder entre as big trail com vocação para o asfalto, a Ducati Multistrada 1200, praticamente se iguala nos 150 cv e torque de 12,7 kgf.m. Isso com uma vantagem que pode torná-la uma das motos mais versáteis do mundo: a Ducati usa aros 17” e pneus para uso on-road, o que praticamente descarta o uso todo-terreno.

É uma moto completamente nova e bem mais que a evolução da 990 que existe há cerca de uma década. A 1190 tem uma nova proposta de uso, é uma moto para o grande público das big trail e não apenas um nicho que pensa no uso “hardcore”.

O tempo das big trail pesadas e sem potência definitivamente se foi. A KTM sabe disso e escolheu o motor V2 de 175 cv da esportiva RC8 para equipar a nova big trail. Potência certamente não seria um problema, então os engenheiros trabalharam para entregá-la do jeito certo: quase 1.000 rpm mais cedo; o torque máximo está disponível cerca de 2.000 rpm antes do que na RC8. Outro objetivo foi aumentar a longevidade e confiabilidade do conjunto mecânico, que passou a ter intervalos de revisão de 15.000 km. O lançamento no Brasil ainda não tem data para acontecer, já que os planos da subsidiária local estão suspensos por causa do litígio com o Grupo Izzo.               

 ktm68922_1190Adventure_or_500.jpg

 

Fonte: Revista Duas Rodas